Você sabia que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo? Pois é, e infelizmente os índices de crescimento do transtorno de ansiedade só crescem, não só no Brasil, como no mundo inteiro. Muitas pessoas que possuem este transtorno não sabem o que fazer quando estão em uma crise de ansiedade, gerando uma sensação de descontrole com relação ao seu próprio corpo, como se o seu cérebro não comandasse o mesmo. Esta sensação pode levar até ao desespero, o que agrava ainda mais os sintomas. É o que chamamos de "medo do medo", que significa dizer que a pessoa ansiosa sente medo dos próprios sintomas do medo, que podem ter algum gatilho, como a vivência de alguma situação que faz lembrar algum trauma, ou pode começar sem nenhum motivador aparente, como se viesse "do nada". Você já se sentiu assim?
Por exemplo, uma pessoa que sofre de fobia social, pode ter uma crise ao se ver em uma situação em que seja obrigada a ser o "centro das atenções", como falar em público, evocando sintomas de ansiedade que podem até evoluir para uma crise de pânico.
Quando sentir que está entrando em uma crise, é difícil não entrar em pânico, mas tente concentrar-se em respirar através das seguinte técnica, que pode ser usada também como simples relaxamento, ou para prevenir futuras crises:
"Scanner corporal": pode ser realizada na posição sentada ou deitada, na cama, sofá ou até na cadeira do trabalho, contanto que você se sinta confortável. Se puder diminuir a luminosidade, colocar uma música relaxante de fundo, como sons da natureza (se estiver no trabalho você pode usar fones de ouvido), e até um incenso com aroma agradável, essa ambientação ajuda no processo de relaxamento. Pode ser realizada no intervalo do almoço e/ou antes de dormir. E se você estiver em casa, melhor ainda, pois em tese você terá mais controle sobre o ambiente, então de preferência pratique a técnica após um banho morno, use um pijama confortável e desabilite as notificações do seu celular, para não haver interrupções!
Se estiver sentado, certifique-se de que seus pés estão plantados no chão, seus braços e pernas não estão cruzados e sua postura está ereta. Se estiver deitado, a posição correta é o decúbito dorsal (barriga para cima). Feche os olhos. Se sentir vontade de se coçar, faça-o e imediatamente retorne ao exercício. A meditação funciona assim mesmo, confia no processo!
Inspire pelo nariz e solte pela boca, sem pressa. Inspire até encher os pulmões e expire como se estivesse apagando uma vela de aniversário, mas sem deixar a chama se apagar. Concentre-se em sua respiração. Inevitavelmente virão pensamentos intrusivos em sua mente, mas não se incomode com isso, apenas deixe eles irem embora, como se fossem aves voando pelo céu da sua mente...
A cada expiração, vá deixando o corpo pesar mais sobre o assento onde você está acomodado;
Imagine que está fazendo um escaneamento de cada parte do seu corpo, começando pelo topo da cabeça, testa, mandíbula, pescoço, passando pelo tronco, braços, mãos, pernas... até o pé.
Este exercício dura em média 10 minutos. Pense que você fica muito mais tempo do que isso nas redes sociais, não é mesmo? Dedicar um tempo para si mesmo é um ato de amor próprio e auto cuidado, especialmente para aqueles que já convivem com a ansiedade. Espero que este exercício te ajude no alívio dos sintomas da ansiedade ou até mesmo da tensão do dia a dia.
Cuide-se!
Comments